Dicas de como iniciar um projeto elétrico
Um projeto elétrico é um esforço temporário aplicado para atingir os objetivos planejados e produzir uma saída ou resultado específico. Cada projeto é único com um escopo definido, data de início e término, as saídas são tangíveis e expressas como entregas de relatórios técnico, desenhos, memorial descritivo, estudo de demanda, etc. Um projeto tem um cronograma e orçamento específicos que definem indicadores de desempenho.
A adequada execução de projetos de engenharia elétrica requer a programação cuidadosa, seguindo uma sequência lógica de atividades e um diálogo formal com o cliente para o levantamento preciso de informações relevantes, tais como características elétricas dos equipamentos, planta da situação, área de aplicação, planta baixa da edificação, planta baixa arquitetônica, planta de detalhes, entre outras. Essas informações são essenciais para o completo entendimento do local onde será implementada a instalação elétrica.
Não existe receita para o sucesso em Projetos de Engenharia Elétrica, mas o equilíbrio entre habilidades, experiências e conhecimentos pode ser a chave para a obtenção de resultados positivos, nesse contexto, é fundamental considerar os seguintes aspectos:
- Flexibilidade: a sensibilidade de mudança prospera já em um projeto desempenhado, para que este se torne ainda melhor e mais eficaz.
- Acessibilidade: resulta no positivamente e fácil acesso a equipamentos e máquinas de manuseio.
- Confiabilidade: a confiabilidade possui extrema significância qualitativa, uma vez que consegue mensurar as falhas e as consequências dos defeitos de projetos. Também com a confiabilidade há quantidade, pois é ela quem estuda os custos de manutenções e as perdas devido às falhas de produção.
- Continuidade: deve se prever alternativas para que o sistema tenho o mínimo de interrupção, um exemplo é a redundância de alimentação elétrica para determinados setores críticos.
O desenvolvimento bem-sucedido do projeto requer a aplicação de conhecimentos, técnicas, experiências, ferramentas e habilidades em suas atividades. No processo de planejamento, é essencial considerar os processos, o escopo do trabalho, os objetivos a serem cumpridos, os planos, o cronograma, o orçamento e as questões de qualidade.
É de extrema importância se atentar aos detalhes e promover uma análise criteriosa ao desenvolver os planos, visando assegurar o sucesso e a excelência na execução do projeto.