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Treinamentos de segurança e capacitação: Gestão e controle

No mundo corporativo, uma questão de extrema importância é a segurança de todos os trabalhadores envolvidos nos processos. Além disso, a capacitação profissional em quesitos de procedimentos e ferramentas, também auxilia a formar um grupo mais bem preparado contra as adversidades, mais produtivo e ciente das normas vigentes. Entretanto, gerenciar estes treinamentos com o dinamismo do dia a dia da empresa, independente de seu porte, tende a ser um desafio para as equipes responsáveis.

Facilitações na gestão

Pensando em ferramentas para facilitar a gestão de treinamentos normativos ou de capacitação, pensa-se sempre na utilização de planilhas eletrônicas, carregadas de fórmulas e formatações condicionais, o que é extremamente válido, principalmente quando não há nenhum sistema ERP em funcionamento. Porém, há formas de somar as facilidades das planilhas de controle, como por exemplo a aplicação de softwares de business inteligence, que têm funções mais visuais e a opção de programação de lembretes automáticos. Ou seja, caso você tenha uma base de dados de treinamentos de seus colaboradores, esses dados podem ser utilizados para alimentar um programa de inteligência, que vai dar a possibilidade da criação de gráficos, o que facilita uma análise, além de poder enviar lembretes automáticos com prazos definidos, facilitando o gerenciamento e marcação das renovações dentro do prazo legal.

Envolvimento, engajamento e estratégias

Em somatória com as ações de facilitação de gestão com softwares, há outras ações que podem ajudar neste quesito. Primeiramente, ao escolher a empresa que irá ministrar os treinamentos, é importante avaliar a metodologia de aplicação, como por exemplo: há certos cursos que podem ser feitos em plataformas on-line (alguns normativos e muitos outros de capacitação, desde que não haja carga horária prática obrigatória), e desde que sejam realizados nesta modalidade, há modos de engajamento diferenciados que são aplicados a quem está realizando a etapa de estudo, como a “gamificação” (utilizar prêmios e desbloqueio de recompensas conforme as metas são alcançadas), que traz maior interesse para a tarefa.

Em segundo lugar, é necessário que haja avaliação contínua e feedbacks para os trabalhadores, fator que dá maior envolvimento da equipe e a aproxima de quem faz o gerenciamento dela. A sinergia entre as partes da empresa, tira a cara de obrigatoriedade da realização dos treinamentos e traz uma nova visão aos envolvidos, mostrando a importância do estudo e da formação de um profissional, não apenas para a empresa a qual ele está trabalhando no presente, mas também para a sua vida pessoal e seu futuro, afinal, o aprendizado é peça imprescindível.

Por fim, as estratégias de negócio também devem ser utilizadas neste sentido. Uma vez que haja volume de treinamentos a serem realizados, e que parte deles tenha um prazo de vencimento (como as NRs, com 2, 3 anos de validade), é de extrema importância avaliar uma forma de casar a execução deles em equipe, ou seja, se possível mais de uma pessoa ser incluída na mesma data de realização, para que assim, as datas de vencimento sejam próximas, seja mais fácil de marcar a renovação, e que seja possível praticar uma negociação dos valores e buscar descontos e preços mais competitivos. Deste modo, algo que pode ser visto como difícil e maçante poderá tomar novos ares e ser executado com excelência.

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