Zetaluz

Segurança do trabalho: A parte mais importante para a prestação de serviços elétricos

Numa crescente na indústria de energia, com alta na área de renováveis e a mobilização de esforços para incrementar a matriz energética, uma área que cresce junto é a de prestação de serviços elétricos. Seja na área de manutenção, implementação ou gestão de projetos elétricos, com a demanda em alta, surge um alerta: a segurança. Apenas no primeiro semestre de 2023, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), reportou 992 acidentes com eletricidade, com 399 fatalidades, sendo 458 acidentes por choque elétrico. Este fator chama atenção para a necessidade de se utilizar da segurança do trabalho como aliada na realização dos trabalhos com energia elétrica, podendo-se considerá-la como a principal arma de combate contra as casualidades.

Concomitantemente com o texto “Treinamentos de segurança e capacitação: Gestão e controle”, alguns fatores imprescindíveis para a manutenção da segurança no ambiente de trabalho são justamente estes: a gestão, controle e trabalho contínuo da capacitação dos profissionais envolvidos nos processos, desde os colaboradores administrativos, quanto os operacionais, pois desta forma, cria-se uma cultura de segurança de ponta a ponta, sem criar distinções de cargo ou hierarquia. Além disso, o fornecimento de EPI’s se faz extremamente necessário, visando a proteção física dos profissionais de campo. Ou seja, atrelando a cultura do conhecimento com a cultura da proteção individual, pode-se obter resultados importantes contra os acidentes.

Por conseguinte, a conscientização fora dos ambientes de aprendizagem, e fora do ambiente de trabalho pode incentivar uma compreensão mais ampla sobre o tema. Geralmente, as pessoas tendem a ficar mais relaxadas em suas casas, realizando trabalhos domésticos ou ajudando amigos, porém, o perigo é iminente em qualquer local energizado, em todo tipo de atividade. Folhetos, vídeos informativos e até mesmo suvenires interativos podem ajudar neste processo de mitigação de riscos.

Eficiência

Com o engajamento e sinergia de todas as partes envolvidas, tende-se a obter maior produtividade e eficiência no dia a dia. Com a redução de incidentes, acidentes e outras problemáticas, há menos paradas e a operação ocorre de maneira mais fluida.

Reportar incidentes é de extrema importância para isso também, tendo em vista que se pode identificar os fatores de risco antes que se tornem algo maior e fora de controle. Assim, as boas práticas e experiências são compartilhadas entre todos.

Conclusão

A cultura de segurança é mais do que apenas um requisito regulamentar: É a espinha dorsal de uma empresa responsável e eficiente de energia. Ao tornar a segurança uma prioridade a todos os níveis, desde a liderança até aos colaboradores, as empresas não só protegem vidas, mas também constroem uma base sólida para a prestação de serviços energéticos seguros, confiáveis ​​e sustentáveis ​​a longo prazo.

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

três × 1 =